PT Videogames Brasileiros - A história da fama, dos delírios e dos memes da indústria nacional

• Want to keep track of this thread?
    Accounts can bookmark posts, watch threads for updates, and jump back to where you stopped reading.
    Create account
Arani
Kriophobia
Tower of Samsara
Enigma Do Medo
171
Profane
Tiny little Bastards
Black Iris
Kriaturaz
Moira
Camp Wars
Rio-X
Sertão Profundo
Toys n Traps
Pivot of Hearts
Tameless
Zombie Neighborhood
Cupid Island / Cupid Story
The Path of Calydra
Super Volley
MonoWheels
Tales of Shadowland
White Lie
The Crown Stones: Mirrah
E por fim o grande campeão: The Light of the Darkness chegando em 15 anos de desenvolvimento.
Foi uma pergunta retórica.

@Sparky Lurker, o que aconteceu com o simulador de matar grileiro protagonizado por duas indígenas?
Querer fazer algo legal é uma coisa errada ou até ruim agora?
Exatamente, meu caro. O seu joguinho tem que se encaixar no autismo do momento ou servir de interesse político pra algum deputado arrombado que quer usar o edital pra desviar dinheiro.

Você teve alguma ideia criativa que faria a diferença na comundidade indie dev? Poxa, que pena.
Eu sempre tive uma teoria pessoal que o brasileiro tem uma síndrome de vira lata
O cuzileiro é um vira-lata: Mestiço ao ponto de não poder determinar sua linhagem genética, só come lixo, late por qualquer motivo e quer fornicar com qualquer coisa que se mexe.
tão severa que parece dar um loop e ele começa a achar que é um Einstein do caralho e acha que consegue dar uma lavada na gringaiada, sendo que não consegue nem sair do básico.
Volto a dizer: Nossa retórica ufanista permeia todos os aspectos da sociedade em qualquer área. Resultado de oito décadas de propaganda Varguista que joga os problemas do país pra debaixo do tapete e exalta somente as belezas e riquezas naturais e o povo solidário™.

Se um chimpanzeiro tem a oportunidade de ir para a gringa ele consegue ver o outro lado dessa macaquice.
Por isso que essa porra de país ta preocupada com cota.
Quem não chora, não mama.

EDIT: Ao menos a turma da Luz da Escuridão devolveu o dinheiro de quem se queixou:

1.jpg
2.jpg

Last edited:
@Sparky Lurker, o que aconteceu com o simulador de matar grileiro protagonizado por duas indígenas?
Entre as Estrelas foi aprovado na edital da Lei Paulo Gustavo da cidade de São Paulo captando 400k, também foi classificado nas editais do estado do Rio de Janeiro e do estado de Saõ Paulo, mas não se sabe o paradeiro dos mesmos, se foi aprovado em ambos pode ter captado mais de um milhão.

Last edited:
Mullet Madjack:
Achei o jogo bem frenético e bombástico, o cara do Fi da Puti Samurai está trabalhando nele, usa o estilo de jogabilidade de outro Neo Boomer Shooter chamado Post Void e o estilo de arte é bem nostálgico.
Entretanto achei a propaganda nas mídias sociais do jogo bem paiá, não querendo ser o chatão aqui, mas falar que o jogo é Guts em Ghost in the Shell é forçar demais a barra, ambos são praticamente o completo oposto desse jogo.
O que chega a ser engraçado, já que em vídeos posteriores eles citam a verdadeira inspiração, que é um pouco mais desconhecida:
View attachment 5555401
Acho que seria melhor só falar que o jogo é "Far Cry:Blood Dragon Anime Edition", do que ficar tentando vender o jogo para quem só viu Akira e dormiu no meio de Ghost in the Shell.
Edit: Mencionou Toren e olha quem aparece logo no post seguinte por pura coincidência:

View attachment 5555896
Bem que a arte nao me era estranha, por algum motivo Tubelive foi removido da Steam.
Mullet Madjack obtém sucesso em seu lançamento:
Reviews.pngSteam.png
9 anos depois do fracasso de Toren, Sandro Martinello se redime na base dos memes synthwave e tiroteio frenético. Qual é a sua desculpa?
A minha é que ainda não perdi o meu senso a ponto de vender hentai na Steam.
Edit : Melhor resposta para a real inspiração do jogo:
Inspiração.png
2851.jpgMV5BMTA3YzY2MTItOTlmNS00M2U2LTg2NzctNzNlMTdiMWUyMjRlXkEyXkFqcGdeQXVyNTI4NzA1OTk@._V1_.jpg
Infelizmente fui reprovado no quiz de otakus old school, mas talvez pode ser que tudo seja uma coincidência neste mundo trash das antigas.

Last edited:
Exatamente, meu caro. O seu joguinho tem que se encaixar no autismo do momento ou servir de interesse político pra algum deputado arrombado que quer usar o edital pra desviar dinheiro.

Você teve alguma ideia criativa que faria a diferença na comundidade indie dev? Poxa, que pena.
É triste. Eu não vejo nenhum ramo atualmente que me coloque fazendo um pitch para a comunidade brasileira. Eu não me coloco como nenhuma superdotada ou o caralho. Ate outras coisas como webcomics, mangas, gibis, animação não faz sentido para mim trazer para a comunidade brasileira. Faz primeiro em ingles para seduzir o gringo e depois leva a migalha pro brasileiro. É tipo uma criança de castigo, ate aprender a se comportar vai sentar longe da mesa.

Se alguém for brasileiro, e for de caráter, e "dotado" mesmo (no caso do brasileiro, domesticado que nem cachorro rsrs) vai ter que se lidar sozinho no solo dev no que qual for o projeto. Ouuuu, leva pra gringa e seja respeitado e valorizado como artista, programador, escritor, que seja. Mas não aqui. Ou prova que é superdotado de fato ou cala a boca. Isso vai a triplo para o Onofre, é claro. Ao invés de ficar se masturbando ele devia terminar o jogo dele. Se ele não quer, abre no open source. James Somerton/Yanderedev brasileiro lol

Eu odeio ver o meu pessimismo quanto o mesmo eu odeio ver o otimismo nos meus amigos e amigas que tem talento, mas ja vivem as margens da falência, achando que vão entrar em uma indústria funcional.

Faz primeiro em ingles para seduzir o gringo e depois leva a migalha pro brasileiro.
leva pra gringa e seja respeitado e valorizado como artista, programador, escritor, que seja. Mas não aqui.
O que faz o brasileiro "se vender" para a gringa é justamente o fato de que aqui não se dá valor a porra nenhuma.

A mentalidade do brasileiro sempre foi a de exportar e nunca usar para o próprio povo. Isso vem desde da época da colônia e se mantém assim até hoje.

Você pode programar o melhor jogo, desenhar o melhor mangá/HQ, fazer a melhor animação, o caralho que for. A chance do brasileiro cagar uma tonelada pra isso, no final das contas, é maior do que ele se importar.

Porque brasileiro quer porque quer algo que represente a realidade de merda que ele vive. Ou quer consumir algo do YouTuber favorito dele. Não é à toa que o tema que mais faz sucesso na mídia é novela falando de gente fodida. As maiores obras literárias daqui são história de gente fodida ou drama da zelite.

Monteiro Lobato foi o único que se deu ao trabalho de criar algo um pouco mais fantasioso só que para o público infantil.

É que nem o @Sparky Lurker falou: Momodora e Spark não tiveram nem de perto a mesma atenção de 171 e Enigma do Medo. Momodora e Spark já são franquias feitas e cadê a grande mídia gamer pra dar holofotes pra eles?

No heroes here 2 anunciado:

Compararam tanto o primeiro jogo com Overcooked que dessa vez copiaram até o visual.

Mark of the Deep terá vozes de 24 celebridades:
Mad-Mimic-revela-elenco-de-dublagem-completo-de-Mark-of-the-Deep-01.png
Na versão inglês do jogo, fazem que nem Dandy Ace e botam um cara para dublar 75% dos personagens:
Derek.png

Last edited:
O estelionatário do Trecos Retais postou um vídeo enchendo linguiça pra explicar sobre a situação do jogo depois de passar 2 anos sem dar satsifação sobre o mesmo postando vídeos de masturbação mental aleatória e coloca a culpa na fobia social, falta de planejamento, falta de programador e mais um monte de verborragia irrelevante, inclusive dando uma alfinetada no jogo Pocket Bravery, e em momento algum ele cita o incidente no qual o dinheiro dos contribuintes sumiu:

E depois de algumas respostas de um canal que já teria comentado sobre o jogo o mesmo resolve fazer um vídeo sugerindo que o Onofre busque ajuda psicológica:

Se o Onofre acabar fazendo auto-doxxing ou alguém conseguir achar mais informações sobre online eu sugiro fazer uma thread sobre esse indivíduo porque o maluco é um grifter que, a essa altura do campeonato, tá tirando sarro da cara de geral. Ele nem tá tentando se esconder igual o pessoal que fez o Möira, o cara tá procurando fama.

O cabeção desse cearense deve ser o suficiente pra caber o ego dele.

Essas coisas mal tem repercussão na mídia, mas sim, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro ambos fizeram editais com a lei Paulo Gustavo, tais resultados foram divulgados 13 de Novembro, não é a lista final e provavelmente apenas projetos com nota altas irão receber a grana:

View attachment 5547872View attachment 5547871View attachment 5547870View attachment 5547869
View attachment 5547874View attachment 5547920
Coisas notórias:
-As listas foram feitas as pressas, tem um monte de nome placeholder que não direciona para lugar nenhum.
-Os valores não condizem em nada com a realidade da maioria dos projetos, é tudo puro chutômetro, isso tá bem pior que os editais da Ancine.
-Jogos que já tinham sido financiado pela Spcine na cidade de São Paulo (Pivot of Hearts e Glitchers), vão levar mais grana ainda agora do estado.
-Jogos que tiveram crowdfunds pífios (Mark of the Deep e Entre as Estrelas) vão levar 1 milhão pra casa.
-Teve jogo que foi classificado em ambos estados, como Entre as Estrelas, não se sabe se vai receber em ambos editais.
-No edital do RJ, certos projetos classificados nem mesmo são de videogame.
-Dois jogos em Guanabara, criatividade tá a milhão aqui.
-Ambos editais somam um "investimento" de pelo menos 31 milhões.

Glitchers é outro beat 'em up bosta providenciado pela indústria nacional, já é a décima vez que fracassam, puta que pariu, como pode um troço desses, o BR praticamente respirou esse gênero nos anos 90 e não consegue entregar algo que preste:
Nem fodendo que isso aqui merece um milhão.

Naara, por outro lado, é um Metroidvania de índio e pelo menos naõ me faz querer arrancar os olhos de desgosto:
Mesmo assim, como Glitchers e Pivot of Hearts, também já recebeu grana do estado na Lei Aldir Blanc e está aqui de novo.
Postando o resultado final com 4 meses de atraso, mas antes tarde do que nunca:
SP1.pngSP2.pngRJ1.pngRJ2.png
Sim financiaram o jogo "Zona Eleitoral: Prefeitura", e sim, deram um milhão para um remaster de um jogo de campo minado lançado em 2019:
Edit:Slash Quest também tem envolvimento da Mother Gaia, é um jogo de Apple Arcade lançado em 2020, aparenta-se que financiaram a sequência, a empresa levou 2 milhões em um único edital:

Last edited:
E que porra jogo seria isso aí?
Considerando a natureza da empresa Casa do Saci Audiovisual, chuto que seja um nome placeholder para um projeto XR , Rotas Afro XR e Terra de Gigantes VR também não são jogos tradicionais e sim exposições de Realidade Extendida.
No fim das contas os editais da Lei Paulo Gustavo foram feitos nas coxas e tavam cagando para a qualidade e classificação real dos projetos apresentados, o único interesse era repassar o dinheiro mesmo.

Zet Zillion, Slay the Spire anime edition que se passa no futuro de Wolfstride:
2 semanas e o jogo já pode ser considerado como um flop, tá todo mundo no olho da rua, vlw flw.
Anúncio.png
Comprou esperando suporte pós-lançamento? Quebrou a cara:
GOXAaY7XUAAgt9I.png
A indústria nacional nunca esteve tão volátil como agora.

Lembra aquele jogo de celular do Willy's wonderland
asdg3wtb4e.PNG

Pois é, agora vai ter um port pra pc
https://store.steampowered.com/app/2736950/Willys_Wonderland__The_Game/?l=portuguese (A)
E também pra consoles
https://www.xbox.com/pt-br/games/store/willys-wonderland-the-game/9nprgrjjtfkj (A)
https://www.nintendo.com/pt-br/store/products/willys-wonderland-the-game-switch/ (A)
https://store.playstation.com/pt-br/concept/10005820 (A)
Magnífica criação da nossa grande indústria nacional de jogos, já chegou ao nível de um jogo que parece ser de 2006
ss_894749c9430fb9ffd2365e42cee8cb52c6203591.1920x1080.jpg

Feita por uma empresa que publica jogos latinos
devs.PNG

O estelionatário do Trecos Retais postou um vídeo enchendo linguiça pra explicar sobre a situação do jogo depois de passar 2 anos sem dar satsifação sobre o mesmo postando vídeos de masturbação mental aleatória e coloca a culpa na fobia social, falta de planejamento, falta de programador e mais um monte de verborragia irrelevante, inclusive dando uma alfinetada no jogo Pocket Bravery, e em momento algum ele cita o incidente no qual o dinheiro dos contribuintes sumiu:

E depois de algumas respostas de um canal que já teria comentado sobre o jogo o mesmo resolve fazer um vídeo sugerindo que o Onofre busque ajuda psicológica:

Se o Onofre acabar fazendo auto-doxxing ou alguém conseguir achar mais informações sobre online eu sugiro fazer uma thread sobre esse indivíduo porque o maluco é um grifter que, a essa altura do campeonato, tá tirando sarro da cara de geral. Ele nem tá tentando se esconder igual o pessoal que fez o Möira, o cara tá procurando fama.

O cabeção desse cearense deve ser o suficiente pra caber o ego dele.
Vou cantar a bola antes que alguém fale, mas eu reparei alguns traços de esquizofrenia no Onofre. Pessoal fala dele como se fosse algum 171 com um grande plano, mas no fim é só um maluco que tem um meltdown de tempos em tempos e caga no projeto todo por conta disso.

Jogo de luta Diesel Legacy: The Brazen Age:
-Feito pelo estúdio The Balance Inc / Modus Studios Brazil que recentemente sofreu seu segundo rebranding e agora responde pelo mesmo nome da publisher Maximum Entertainment.
-O primeiro jogo do estúdio, Override, já não está mais disponível na Steam, por política da publisher o jogo era 100% online e agora só pode ser comprado a sequência inferior, que provavelmente também vai ser removido no futuro por causa da DLC do Ultraman:
https://store.steampowered.com/app/709440?snr=2_9_100000_
-Um dos programadores é o polêmico criador de Skullgirls, Mike Zaimont, dizem que a CEO da Maximum Entertainment, Christina Seelye, deixou ele na coleirinha, no primeiro pum que ele soltar é bem capaz do jogo ir pra vala.
2462516-9125385438-55913.jpg
-Publicado pela Maximum Entertainment, Them's Fighting' Herds, My Little Pony de luta, foi abandonado em estado deplorável depois da primeira leva de DLC já que o estúdio foi fechado: jogo completamente bugado, modos de jogos inacabados e promessas de crowdfunding quebradas:

A indústria nacional nunca abordou um gênero tão amaldiçoado como agora.

Last edited:
MikeZ é um gênio na programação e design de jogo de luta mas está no spectro autista e não sabe ler as pessoas nem se portar corretamente.
Todo o problema com SkullGirls foi por querer ficar de amiguismo dentro da empresa, permitir que funcionarios desenhacem e falassem abertamente de putaria. As mulheres que tomaram a empresa dele aproveitaram uma bobagem que ele falou para alegar que ele as assediava, sendo que os logs de chat mostram que muitas das vezes elas que começavam assuntos inadequados com ele. Elas também tinham conhecimento de datas específicas que a empresa precisava negociar com outras empresas e fizeram a bomba explodir na data exata para ele não receber um valor que precisava e ficar incapaz de pagar os salários. Enfim, o processo está rolando e eu torço por ele, apesar de achar ele tolo e inocente. Acredito que por ele neste novo jogo pode dar certo por não ser ele comandando nem fazendo PR.

Back
Top Bottom