PT Videogames Brasileiros - A história da fama, dos delírios e dos memes da indústria nacional

• Want to keep track of this thread?
    Accounts can bookmark posts, watch threads for updates, and jump back to where you stopped reading.
    Create account
Eu lembro até hoje, de meados de 2012, quando o PS3 já tinha tempo de mercado, ainda tinha camelô de jogo pirata pra PS2.
Meu amigo, no interior AINDA TEM. Conheço duas lojas de jogos aqui na minha cidade que vendem jogos piratas de PS2 - tem maluco comprando Bomba Patch atualizado até hoje. O PS2 virou um videogame de entrada pro povão.

Campinas é grande demais; mas lugares tipo Franca, Guaxupé, Alfenas, Varginha... Não são rincões esquecidos. O PS2 ainda tem vez no Bostil.

videogame sempre foi algo nichado no Brasil
Não é verdade, existiam várias maneiras de jogar e isso desde a década de 70 com empresas como a Taito do Brasil fabricando fliperama, clone fudido do Atari, locadoras. Todo mundo jogou no Neo Geo, dava pra comprar o AES caseiro? Inviável, mas jogar sempre deu. Após 2000 o PlayStation ficou acessível pra negritude e aí caiu no gosto mesmo. Nego lembra de Resident Evil até hoje tu acha mesmo que videogame era nichado aqui?

Inviável, mas jogar sempre deu.
Se algo é inviável no Brasil, logo é uma minoria que tem acesso que é justo aqueles que têm dinheiro. E videogame não seria um interesse popular dentro da minoria que teria dinheiro no Brasil, ainda mais em plena década de 70. Portanto, nicho.

Nego lembra de Resident Evil até hoje
Tenho certeza que é mais por causa dos filmes do que pelos jogos. E outra coisa: Povão sempre vai lembrar mais de Bomba Patch ou GTA Rio de Janeiro do que Resident Evil.

Se algo é inviável no Brasil, logo é uma minoria que tem acesso que é justo aqueles que têm dinheiro. E videogame não seria um interesse popular dentro da minoria que teria dinheiro no Brasil, ainda mais em plena década de 70. Portanto, nicho.

Tenho certeza que é mais por causa dos filmes do que pelos jogos. E outra coisa: Povão sempre vai lembrar mais de Bomba Patch ou GTA Rio de Janeiro do que Resident Evil.
Relato da época.

o MS foi esquecido em sei lá 90% do planeta terra aqui era videogame de luxo (já que era licenciado)
No lançamento? Sim, mas a tecnologia dos anos 80 e 90 desenvolvia muito depressa e várias coisas ficavam obsoletas em poucos anos. O SMS, por algum tempo, foi um Mega-Drive de pobre, por ter ports até que decentes de jogos da geração posterior. Não tenho dados a respeito da concorrência com os Famiclones da época, mas meu palpite é que o Master se deu bem em países mais pobres por conta desse nicho. Some ao fato de que portaram os jogos de Game Gear (que era praticamente o mesmo hardware) com custo quase 0, e você tem uma biblioteca estendida em países emergentes.

Depois de 1 ano e meio, Pocket Bravery finalmente lançará para consoles:
Versão para Mega Drive também foi anunciada:

Beleza, videogame era algo acessível até a página 2. A maior parte dos brasileiros ou ia no fliperama ou jogava em locadora ou, se fosse o caso, tinha um Master System em casa.

Aí eu te pergunto: Comparando com um americano/japonês médio da época com um brasileiro médio da época qual dos dois tinha videogame como hobby?

Nunca ouvi falar desse. É fracasso que nem o 171 acabou sendo?
É um jogo que tá sendo feito pelo Junior_djjr, o cara da Mixmods. Até onde sei o jogo não tá pronto, mas é literalmente a mesma merda do 171, tanto que o vagabundo nem pensou em uma campanha mas tá focando todo o esforço no freeroam. O mesmo maluco que deu o exposed nos devs do 171 tá fazendo seu próprio "GTA Brasileiro" agora.

É um jogo que tá sendo feito pelo Junior_djjr, o cara da Mixmods. Até onde sei o jogo não tá pronto, mas é literalmente a mesma merda do 171, tanto que o vagabundo nem pensou em uma campanha mas tá focando todo o esforço no freeroam. O mesmo maluco que deu o exposed nos devs do 171 tá fazendo seu próprio "GTA Brasileiro" agora.
O cara tá fazendo igual aqueles autistas que tentaram fazer clone do Yandere Simulator e ou nunca terminaram (por boicotagem do Alex) ou ficou uma merda pior que o jogo que eles se basearam e, indiretamente, só deu mais fama para o Yandere Simulator já que os babacas fizeram o favor de se comparar à uma merda daquelas e fazer pior.

Algumas páginas atrás tem o pitch deles e é algo totalmente patético. E eu fico triste porque acho o Junior um cara talentoso e a galera da Mixmods já rendeu muito entretenimento a bastante gente.
Com isso dito, o Junior e o pessoal do site deles já se envolveram em bastante drama com a comunidade internacional de modders de GTA. Não fui a fundo para saber quem estava certo (e creio que cabe investigação), mas o Junior me parece ser um cara chorão em alguns aspectos. Por exemplo, um gringo aleatório falou que só se interessaria no que a namorada dele dissesse quando ela abrisse um onlyfans, e o cara fez uma postagem no blog dele dizendo sobre como isso era machismo e não sei mais o quê.
Entre outros dramas da comunidade, temos o Junior acusando modders internacionais de plágio, enquanto os estrangeiros o acusam de ser uma farsa e não ter inventado o CLEO+.
Novamente, não tenho lado nessa história toda e não é de hoje que programadores do mundo inteiro criam picuínha e fazem fofoquinha a troco de nada. Mas, pra quem tiver tempo livre, só ler as postagens do Mixmods e do forum gringo de GTA.

Pra quê fazer um GTA brasileiro se é possível simplesmente fazer mods pra GTA 5? Já vi favelas inseridas no mapa original de GTA 5 em um desses streamers horríveis de GTARP brasileiro. Claramente é possível mudar o mapa no jogo original, pra quê tentar fazer um jogo inteiro do zero?

Ah, claro. Brasileiros. Tudo é um esquema pra ganhar dinheiro e alavancar status.

Novamente, não tenho lado nessa história toda e não é de hoje que programadores do mundo inteiro criam picuínha e fazem fofoquinha a troco de nada
De fato, a troco de nada. Modders não ganham nada com o esforço que fazem e o tempo que perdem exceto alguma esmolinha de um "fã", mas no geral, só reconhecimento mesmo. Mas é ridiculo como tanta merda sai desse meio, pura disputa de ego e por tamanho de piroca. Um exemplo é a comunidade modder de Minecraft que é como mergulhar num poço de lixo radioativo, a de Skyrim que só tem punheteiro (e alguns zoófilos também, tem muito mod de bestialidade nessa porra) e a de Fallout: New Vegas que é cheia de travecos/autoginéfilos, furries, SJW's e pedófilos que são protegidos pelos moderadores da NexusMods a ferro e fogo. Você pode colocar a bandeira trans em um mod, mas se colocar uma bandeira dos confederados (algo que faz sentido no universo do game, visto que no FO3 podemos usar o rifle original do Abraham Lincon), não pode.

Eu até consigo admirar o Júnior e a determinação dele em fuçar os códigos de um jogo com duas décadas de existência, mas que ele se tornou um bosta arrogante, é fato. Quando os elogios e o reconhecimento chegam tem gente que muda da água pro vinho, tipo a EMPRESS, que é a única pessoa que consegue burlar a Denuvo atualmente mas prefere ficar caçando treta com os outros por vaidade.

Last edited:
Back
Top Bottom